sábado, 24 de setembro de 2016

Plano de aula com musicalidade em sala de aula

Aula 1- Pulando igual pipoca

- Disciplina: Musica

- Duração: 45 minutos

- Conteúdo: Roda de conversa e de musica

- Objetivos Geral :
A aula sugerida aqui são propostas para os professores que trabalham com crianças a partir dos quatro anos de idade, pois exigem que as crianças possuam uma maior mobilidade motora, consigam compreender alguns comandos da música e já tenham sido iniciados no desenho.

- Objetivos Específicos :
    
  • Aprender algumas expressões faciais;
  • Utilizar o raciocínio lógico;
  • Desenhar;
  • Trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio; e
  •  Ter contato com a música e a dança.
  •  Realizar movimentos corporais variados;

  • Procedimentos:


    1° Etapa: Na sala ou em um espaço ao ar livre, o professor organiza uma roda com as crianças em um local que permita a movimentação de todos ao mesmo tempo e, em seguida, ele convida as crianças para aprenderem uma brincadeira cantada chamada “Pipoca na panela”.

    2° Etapa: Sugiro que, antes de começar a cantar a música, o professor questione se elas conhecem a pipoca e o que acontece com este produto dentro da panela ou do forno micro-ondas?
           Segue abaixo a letra da brincadeira cantada, uma explicação de como se brinca e um link de um vídeo com o qual o professor poderá aprender o ritmo e os gestos da música para ensinar às crianças.

                                                               PIPOCA NA PANELA
     Uma pipoca puxa assunto na panela, PLOCOutra pipoca vem correndo responder, PLOC
    Aí começa um tremendo falatório
    E ninguém mais consegue entender
    É um tal de Ploc!
    Ploploc! Ploc! Ploc! (3x)
     
     
     3° Etapa: Nesta brincadeira, as crianças ficam em roda, sem dar as mãos e, quando cantarem “PLOC”, devem dar pulos, cada vez para um lado: no primeiro “PLOC”, todos devem pular para a direita, no segundo “PLOC”, todos pulam para a esquerda e na sequência “é um tal de PLOC, PLOC, PLOC PLOC...”, todos pulam bem rápido de um lado para o outro.
    Uma dica é ir aumentado gradativamente a velocidade da música e, consequentemente, a dos movimentos.

    - Recursos : Ambiente com espaço

    - Avaliação :
    O professor deve avaliar a participação das crianças na roda de brincadeiras cantadas, analisando se elas conseguiram aprender a música e os gestos, bem como se dançaram no ritmo.

    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38765
     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário